terça-feira, 23 de novembro de 2010

Motociclismo: Miguel Oliveira Vice-Campeão 125cc

O português Miguel Oliveira sagrou-se este domingo vice-campeão de Espanha em 125cc, naquela que foi a última etapa da prova. Mesmo tendo vencido em Jerez de la Frontera, o espanhol Maverick Vinales acabou por ficar com o título.
Com apenas 15 anos, o piloto português que alcançou quatro vitórias em sete corridas, anunciou recentemente que vai participar em 2011 no campeonato do Mundo de motociclismo, categoria de 125cc.

Fonte: sapodesporto

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Automóvel: António Félix da Costa acredita no salto para a Fórmula 1


António Félix da Costa, que este ano participa pela primeira vez no Grande Prémio de Macau de Fórmula 3, disse à agência Lusa estar confiante num salto para a Fórmula 1, onde acredita poder ficar por muitos anos.
“Neste momento é preciso o apoio de toda a gente, que todos acreditem que é possível lá chegar [à Fórmula 1], como eu acredito, e penso que se todos estivermos a puxar para o mesmo lado vai ser possível e acredito ficar lá permanentemente, durante muitos anos”, afirmou o piloto português em Macau.
Aos comandos de um Force India-Mercedes, ficou apenas atrás do australiano Daniel Ricciardo (1.39,616), em Red Bull-Renault, e do inglês Oliver Turvey (1.40,725), em McLaren-Mercedes, nos testes realizados em Abu Dhabi.
Félix da Costa, que no circuito de Abu Dhabi se superiorizou ao piloto de testes da própria Force India, o escocês Paul Di Resta, disputa este fim de semana, pela primeira vez, o Grande Prémio de Macau de Fórmula 3, num Dallara Volkswagen da equipa Carlin.
No primeiro dia do maior evento desportivo de Macau, ficou-se pelo 14.º lugar na primeira sessão de qualificação para a corrida de sábado, que vai determinar a grelha da Taça Intercontinental da FIA, a disputar no domingo.
“É a minha primeira vez aqui, por isso não é fácil. Na primeira sessão de treinos livres tive um furo logo ao início, depois tivemos também um problema com a embraiagem, por isso estava só a tentar conhecer a pista, não estava a tentar fazer voltas rápidas”, sustentou.
No final da sessão, Félix da Costa observou que “estava a ganhar um ritmo cada vez melhor, mas as bandeiras amarelas não permitiram melhorar o tempo”.
O piloto acredita, porém, que tem condições para alcançar os seis ou sete primeiros lugares da prova de Fórmula 3, cuja grelha de partida conta com 30 dos melhores pilotos do Mundo da categoria.
“A qualificação conta muito aqui, porque é uma pista citadina e é complicado ultrapassar, mas penso que terminar nos seis ou sete primeiros lugares seria um resultado positivo”, disse, frisando que em Macau estão pilotos com experiência no Circuito da Guia, o que é “uma grande vantagem com o pouco tempo de pista que há” disponível.
Félix da Costa observou também que o seu “futuro é ainda incerto”, salientando que a vontade da equipa é “continuar na Fórmula 3 e voltar a fazer o campeonato europeu para tentar ganhar, porque acumulou muita experiência este ano”.
“Penso que o campeonato vai perder alguma credibilidade, por isso temos de esperar mais uns tempos para decidir. Senão, temos algumas boas propostas de GP3 e até de GP2 em cima da mesa. Vamos ver”, concluiu.

Fonte: sapodesporto

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Motores: Bicampeão Mundial de Produção


O português Armindo Araújo sagrou-se hoje bicampeão do Mundo de ralis na categoria de Produção, ao terminar o rali da Grã-Bretanha, ganho pelo francês Sebastien Loeb, na 18.ª posição da geral, segunda na sua classe.

Araújo (Mitsubishi Lancer) terminou a prova atrás do estónio Ott Tanak (17.º), mas com mais de cinco minutos de avanço sobre o sueco Patrik Flodin (22.º da geral e quinto na Produção), o único piloto que podia impedir Araújo de revalidar o título conquistado em 2009.

O piloto de Santo Tirso, de 33 anos, concluiu o rali a 26.52,8 minutos de Loeb (Citroen C4), que, apesar de já ter assegurado o seu sétimo título mundial, se impôs nas estradas do País de Gales, somando a 62.ª vitória da carreira.

Dos seis ralis em que participou - entre os nove pontuáveis para a Produção - Armindo Araújo venceu no México, na Alemanha, em França e na Grã-Bretanha, para terminar o campeonato com 133 pontos, contra 100 do sueco.

Armindo Araújo passou a ser o único piloto português com dois títulos mundiais de Produção, depois de no ano passado se ter tornado o segundo luso a sagrar-se campeão do agrupamento, repetindo a proeza Rui Madeira em 1995.

Fonte: sapodesporto

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Mundial-remo: Filomena Franco arrecada medalha de bronze


A prova teve lugar no lago Karapiro, na Nova Zelândia, e a atleta lusa alcançou o seu melhor resultado de sempre com 07.37,36 minutos nos mil metros, ficando-se pela terceira posição.

A francesa Nathalie Benoit ficou com o ouro (06.43,18) e a brasileira Cláudia Santos com a prata (06.47,60).

Portugal está ainda representado no Mundial pela dupla formada por Pedro Fraga e Nuno Mendes, que vai disputar a final A da categoria “double skull” de peso ligeiro.

Fonte: sapodesporto

Tiago Apolónia é 19.º no ranking mundial


Tiago Apolónia ascendeu ao 19.º lugar do ranking mundial de ténis-de-mesa ao vencer o alemão Timo Boll por 4-3 na etapa austríaca do circuito profissional.

O atleta português de 24 anos representa os alemães do TTC Liebherr Ochsenhausen e subiu do 32.º para o 19.º lugar, naquela que é a melhor classificação de sempre de um mesa-tenista português na modalidade.

Apolónia derrotou Timo Boll, número dois do ranking e actual campeão da Europa, e amealhou 16 mil dólares.

Marcos Freitas, colega de equipa de Apolónia, é o segundo português mais bem cotado no ranking, ocupando o 60.º lugar numa tabela liderada pelo chinês Ma Long.
Fonte: sapodesporto