domingo, 18 de julho de 2010

Ciclismo: Europeus de estrada


O ciclista português Rafael Reis conquista a medalha de bronze na prova de fundo da categoria de juniores nos Europeus de estrada, que decorrem em Ancara.

Portugal voltou a subir ao pódio dos Europeus de ciclismo, depois de Nelson Oliveira ter na sexta-feira chegado igualmente à medalha de bronze na prova de contra-relógio dos sub-23.

Hoje, na prova de fundo (135 quilómetros), a vitória coube ao ciclista esloveno Blaz Bogataj, que cumpriu a distância em 3:10.59 horas, com o mesmo tempo dos nove primeiros classificados.

Rafael Reis, que ficou atrás de Bogataj e do francês Bryan Coquard, ainda tentou atacar na fase final, mas o esforço não chegou para o ouro e acabou por ceder e, no mínimo, chegar ao bronze.

“Ataquei porque sabia que não tinha hipóteses no sprint. Ganhei algum avanço mas os últimos metros foram fatais”, disse no final o ciclista, considerando que se reabilitou com esta medalha no fundo, depois de ter feito um mau contra-relógio.

Rafael Reis agradeceu aos colegas o apoio ao longo da corrida e disse que o próximo objectivo é “vencer a Volta a Portugal de juniores”.

Na prova de fundo de hoje estiveram, além de Rafael Reis, quatro ciclistas portugueses, com Ricardo Ferreira em 12.º, a um segundo do vencedor, João Leal, 59.º, a 25 segundos, e Leonel Coutinho e Samuel Magalhães, que abandonaram, devido a quedas.

“A nossa estratégia ficou limitada devido às quedas. O Leonel era a nossa aposta, já que a chegada era propícia para sprinters. Sem ele, tivemos de trabalhar de outra forma. Como o Rafael Reis não é rápido, tentou antecipar-se a 500 metros da chegada, mas não foi possível ganhar”, disse o seleccionador José Poeira.

Os resultados deixam o técnico satisfeito, em especial as duas medalhas, e José Poeira admite que será possível conseguir mais na corrida de fundo (175,5 quilómetros) dos sub-23, que se realiza domingo.

A selecção portuguesa entrará com Nelson Oliveira, Marco Coelho, José Gonçalves, António Carvalho e Guilherme Lourenço. A partida desta corrida está marcada para as 12:00 de Lisboa, 14 horas locais.

Fonte: sapodesporto

Sem comentários:

Enviar um comentário