sábado, 7 de agosto de 2010

Andebol: Portugal faz Historia (sub-20)


Portugal fez história ao bater a Eslovénia 33-30 garantindo uma presença na final do campeonato da Europa.

A selecção portuguesa de andebol de sub-20 fez hoje história com o apuramento para a final do campeonato da Europa, ao bater a Eslovénia 33-30, após prolongamento, em Bratislava, Eslováquia.

A equipa das “quinas”, que nunca tinha sequer chegado às meias-finais, vai defrontar domingo a Dinamarca – venceu os nórdicos por 29-28, na fase se grupos -, que vai defender o título, depois de afastar a Alemanha por tangencial 28-27.

Portugal, que ainda não foi derrotado na prova, esteve quase sempre na liderança do marcador, mas foi ultrapassado já nos últimos minutos e foi no último segundo do tempo regulamentar que impediu o afastamento, empatando a 27.

Os lusos foram claramente superiores no primeiro tempo, que terminaram com cinco golos de vantagem (16-11), vantagem que mantinham aos 19-14, altura em os eslovenos encetaram uma recuperação que os levou ao primeiro empate (21-21).

Os minutos finais foram de completa incerteza no marcador e o conjunto do leste passou mesmo para a frente no último minuto, detendo ainda a posse de bola a 40 segundos do fim.

Quando tudo parecia perdido, Portugal recuperou ao trocar o guarda-redes por mais um jogador de campo, que conseguiu o empate (27-27) no derradeiro segundo.

No prolongamento, os lusos chegaram a 31-28, permitiram a recuperação para 31-30, mas, com o guarda-redes em destaque, ao fazer duas defesas decisivas, aguentaram a vantagem, que no fim se cifrou em três golos (33-30).

No fim, os jovens lusos misturaram a euforia e a emoção, espalhados pelo solo do pavilhão em efusivos abraços. Falta “apenas” vencer a Dinamarca, domingo, a partir das 19:00 locais (18:00 em Lisboa) para alcançar o título.

Por Portugal, alinharam e marcaram: André Vilhena e Marco Marques (guarda-redes) e Ricardo Pesqueira (2), Hugo Rosário (1), João Ferraz (7), Pedro Seabra Marques (10), António Areia, Gilberto Duarte (4), Nuno Silva (1), Belone Moreira (1), Rui Silva (6), Pedro Portela (1), Marino Machado e Hugo Silva.

Fonte: sapodesporto

Sem comentários:

Enviar um comentário