sábado, 29 de maio de 2010

Andebol: Sporting conquista título europeu pela primeira vez


O Sporting é o vencedor da Taça Challenge em Andebol, depois de bater os polacos do MMTS Kwidzyn por 27-26.

Disputava-se a segunda-mão da final da competição, no Pavilhão Cidade de Almada. Ao intervalo, o Sporting já vencia por 16-9.

A equipa sportinguista já tinha triunfado na primeira-mão, disputada na Polónia, por 27-25. Os ‘leões’ são assim a primeira equipa portuguesa a vencer uma competição europeia de andebol.

Depois de sair derrotada da primeira-mão por 27-25, a equipa polaca entrou melhor no jogo, até que o Sporting, aos 8 minutos, passou a comandar o encontro com os golos de Fábio Magalhães e Petric, que colocaram o marcador em 5-3 para os ‘leões’. Pedro Soalha colocou a vantagem em 9-5, passados cinco minutos, entusiasmando ainda mais os cerca de 3500 adeptos leoninos presentes. Bosko, na conversão de um livre de sete metros e também Solha, João Pinto e Fábio Magalhães reforçaram as ambições do Sporting, fixando o resultado nos 13-6. Ainda que os polacos tenham pregado um susto a Humberto Gomes, a equipa leonina saiu para o intervalo a vencer por 16-9.

Adamuszek e Peret, ao assinalarem dois golos cada, fizeram como que o MMTS Kwindzyn acordasse no segundo tempo, reduzindo para quatro golos a vantagem do Sporting. Foi Bruno Magalhães quem apontou os dois golos que descansaram a equipa leonina, uma vez que a equipa polaca se mostrou mais eficaz depois de marcar 11 golos, muito graças a Mroczokowski e Wasziewicz. Mesmo depois de Petric recolocar a diferença em quatro golos, quando o resultado ia a 25-21, o nervosismo parecia tomar conta da equipa ‘verde e branca’ e até dos adeptos presentes em Almada, sobretudo quando Bosko desperdiçou um castigo máximo e Pedro Seabra e Petric remataram ao poste. Nesta altura foi Humberto Gomes quem se destacou, ao realizar três grandes defesas. Ainda assim, o guarda-redes não conseguiu evitar que os polacos se colocassem apenas a um golo de diferença, quando faltavam 2.40 minutos para o final da partida.

Nos últimos dois minutos, Adamuszek e Petric envolveram-se em confrontos, acabando por ser expulsos depois de um choque e de uma reacção mais acesa num ataque da equipa polaca. Foi então sob os cânticos de ‘”campeões allez” que Bruno Moreira converteu um livre de sete metros, tento que garantiu a vitória leonina no segundo jogo da final.


Ficha de Jogo

Jogo no Pavilhão Municipal Cidade de Almada.

Sporting - MMTS Kwindzyn, 27-26.

Ao intervalo: 16-09.

Sob a arbitragem de Vjekoslav Lovric e Hrvoje Petkovic (Croácia), as equipas alinharam e marcaram:

Sporting: Humberto Gomes, João Pinto (5), Vladimir Petric (6), Bosko Bjelanovic (2, 1 de sete metros), Mitja Lesjak (2), Pedro Solha (5) e Fábio Magalhães (4). Jogaram ainda: Hugo Rocha, Carlos Galambas, Pedro Seabra Marques (1), Ricardo Dias, Ricardo Correia e Bruno Moreira (1).

MMTS Kwindzyn: Sebastian Suchowicz, Michal Peret (2), Dzmitry Marhun (1), Patryk Rombel (2), Mateusz Seroka (1), Lukasz Czertowicz (1) e Michael Wasziewicz (4, 4 de sete metros). Jogaram ainda: Maciej Mroczokowski (6), Michal Adamuszek (4), Robert Orzechowski, Toma Witaszak (2), Jacek Wardzinski (1), Artur Gawlik e Lukasz Cieslak (1).


Fonte: ojogo

Sem comentários:

Enviar um comentário