sexta-feira, 12 de março de 2010

Atl. Madrid- SCP (11-03-10) Resumo

Foi um leão com garra e dinâmica, disposto a entrar a ganhar, ou, pelo menos, a mandar, aquele que apareceu ontem em Madrid. A pressão alta imposta, sobretudo por João Moutinho nos instantes iniciais, deu esse primeiro ascendente ao Sporting, mas, com o passar do tempo, o respeito mútuo e a certeza tácita de que a eliminatória será para decidir em definitivo só em Alvalade tornaram o jogo mais equilibrado, quase cândido. Esse pendor não se estenderia até final, mas era a nota dominante até meio da primeira parte, com Carvalhal a dispor a equipa no 4x2x3x1 em que o leão se veste desde que Pedro Mendes tomou conta do meio-campo, elegendo Pereirinha para render o lesionado Djaló.

O Atlético jogava no 4x4x2 aberto que lhe é característico e teve de recompor o quarteto defensivo logo aos 13', por lesão de Perea (Ujfalusi deixou a direita e ocupou a sua posição, no eixo, entrando Valera para a lateral) e só despertava com esporádicos rasgos individuais de Kun Aguero no meio e de Reyes na direita. Foi por ali, de resto, que se escreveu uma importante página do jogo: o ex-benfiquista arrancou o primeiro amarelo a Grimi aos 9' e, aos 31', pôs o argentino na rua.

Reduzido a dez, o Sporting, naturalmente, fez baixar os blocos, fechando os caminhos da baliza de Rui Patrício, deixando, porém, Liedson cada vez mais isolado na frente. Veloso recuava para a lateral esquerda; Moutinho, Pereirinha e Izmailov juntavam-se a Pedro Mendes na luta do miolo. Os colchoneros viram acrescida a responsabilidade de marcar e ganhar, mas não iam sendo capazes de tornear a organização, consistência, concentração e personalidade da equipa de verde que chegava de Lisboa.

A tendência do jogo, naturalmente, fazia o relvado descair para a defesa leonina, mas, ainda assim, a equipa tinha presença de espírito e discernimento e posicionamento para contrariar as investidas contrárias e tapar a preceito os caminhos para a baliza de Rui Patrício. A personalidade dos jovens de Alvalade deixava-os mandar, sempre que recuperavam a posse de bola, resistindo à tentação de a afastar rapidamente da zona de perigo. Preferiram contemporizar, jogar pelo seguro, com boas movimentações e trocas de bola em triangulações que denotavam grande maturidade e serenidade. Quique apostou tudo no ataque e fez entrar Salvio (para o lugar de Simão, que saiu com cara de poucos amigos) e Jurado (para a vaga de Raúl García), metamorfoseando a equipa num (quase) 5x5.

Ao cair do pano, um golpe de teatro de Aguero (que se atirou para o chão quando Tonel lhe pôs a mão no peito, simulando agressão na cara, depois de ter sido ele a provocar o leão), reduziu o Sporting a nove, e os instantes finais foram de resistência estóica à avalancha do ataque colchonero, com Izmailov a lateral-esquerdo, Pedro Silva a central e Saleiro - que rendera um esgotado Liedson - sozinho na frente. O Sporting deu provas de enorme maturidade no Vicente Calderón e, vistas as expulsões, conseguiu um bom resultado, que deixa tudo em aberto para Alvalade, onde, ficou à vista, pode, de facto deixar o Atlético de Madrid pelo caminho.


Atlético de Madrid 0-0 Sporting

Estádio Vicente Calderón

relvado bom

47 mil espectadores

Árbitro Pieter Vink (Holanda)

Assistentes Hans Ten Hoove e Arend Brink

Assistentes auxiliares Richard Liesveld e Pol van Boekel 4º árbitro Kevin Blom

-

At. Madrid
Treinador Quique Flores

43 De Gea GR 5

17 Ujfalusi LD 5

21 Perea DC a 13' 2

18 Álvaro Domínguez DC 4

3 Antonio López LE 5

12 Paulo Assunção MD 5

19 Reyes AD 6

8 Raúl García MO a 72' 4

20 Simão AE a 58' 4

7 Forlán AV 4

10 Aguero AV 7

-

1 Asenjo GR

2 Valera LD a 13' 6

4 Pernía LD

16 Juanito DC

6 Camacho MD

9 Jurado MO a 72' 2

14 Salvio AV a 58' 3

-

amarelos Nada a assinalar

vermelhos Nada a assinalar

Sporting
Treinador Carlos Carvalhal

1 Rui Patrício GR 6

78 Abel LD 6

13 Tonel DC 7

4 Polga DC 7

18 Grimi LE 1

2 Pedro Mendes MD 8

24 Miguel Veloso MD a 85' 6

25 Pereirinha AD a 61' 3

7 Izmailov AE a 6

28 João Moutinho MO 7

31 Liedson AV a 90'+1' 7

-

16 Tiago GR

5 Pedro Silva LE a 61' 6

6 Adrien MD a 85' -

10 Vukcevic AE

14 Matías Fernández MO

9 Saleiro AV a 90'+1' -

23 Postiga AV

-

amarelos 9' Grimi, 31' Grimi, 53' Miguel Veloso, 60' Pereirinha, 90'+4' Saleiro

vermelhos 31' Grimi, 89' Tonel

Fonte: OJOGO, 12 Março



Highlights

Freekicker | MySpace Video

Sem comentários:

Enviar um comentário