Os autarcas de Lisboa e Porto anunciaram hoje que “estão criadas as condições” para que a Red Bull Air Race se realize alternadamente nas duas cidades, sendo que a edição deste ano poderá decorrer na Invicta.
“Estão criadas as condições entre Lisboa e Porto para, como era desejo e saudável, a corrida se possa realizar alternadamente nas duas cidades ao longo dos próximos anos”, anunciou o presidente da Câmara de Lisboa, António Costa (PS), no final de um almoço com o presidente da Câmara do Porto, Rui Rio (PSD).
O autarca do Porto manifestou vontade de a edição deste ano realizar-se naquela cidade, de forma a poder intercalar com o Circuito da Boavista, o que não tem oposição por parte do presidente da Câmara de Lisboa que pretende igualmente que a Red Bull Air Race alterne com a realização do Rock in Rio.
“Pode não ser assim, mas a nós dávamo-nos jeito”, declarou Rui Rio.
“Convém ao Porto, não desconvém a Lisboa, se convier à Red Bull, tudo bem”, resumiu António Costa.
Ambos os autarcas sublinharam que este entendimento terá ainda de passar pelos parceiros do evento, as autarquias de Oeiras e Gaia, o Turismo de Portugal e pela própria Red Bull.
“Estamos empenhados nisso, estão criadas condições, vamos ver agora o que dizem os outros parceiros”, afirmou Rui Rio.
Acerca dos patrocínios já angariados para que a prova decorresse em Lisboa, António Costa afirmou que “não haverá drama, honrando as responsabilidades”.
“Está tudo salvaguardado e quando eu digo que há condições, há todas as condições, inclusive essas”, sublinhou.
Os autarcas reiteraram que a realização da prova em Lisboa foi colocada pela organização à autarquia da capital e é uma matéria que não tem que ver com uma “competição” entre as duas cidades.
“Nunca esteve no meu espírito que este dossier Red Bull tenha sido roubado ao Porto por acção da Câmara de Lisboa. Deixei isso muito claro e, aliás, o doutor Luís Filipe Menezes [presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia] disse exactamente a mesma coisa”, frisou Rui Rio.
No mesmo sentido, António Costa reafirmou que “nunca foi nada que se tivesse colocado em competição entre uma cidade e outra”.
“A primeira pessoa a quem eu contactei quando fomos contactados pela Red Bull foi o doutor Rui Rio, a quem expliquei que tínhamos sido contactados e que não daríamos nenhum passo que não fosse do conhecimento da Câmara do Porto”, disse o autarca de Lisboa.
“Sempre que nos foi solicitado que procurássemos que pudesse ser alternado entre as duas cidades, disse que o faria, fiz, e correu tudo bem”, acrescentou.
Em cima da mesa deste encontro estiveram também matérias em que Costa e Rio coincidem, nomeadamente a revisão da lei eleitoral autárquica e a transferência das competências de trânsito para as polícias municipais de ambas as cidades.
Fonte: Sapo desporto
Sem comentários:
Enviar um comentário