domingo, 14 de março de 2010

ACADÉMICA - FCP (13-03-10) Resumo

O jogo de Coimbra terminou com uma imagem inédita. Mal o árbitro João Capela terminou a partida, os jogadores do FC Porto abraçaram-se, fizeram um círculo no meio do relvado e festejaram para dentro uma vitória arrancada a ferros. Logo depois, com Bruno Alves e Raul Meireles à frente do grupo, foram agradecer o apoio dos adeptos. Tudo isto na semana em que disseram adeus à Champions, depois da goleada em Londres. Na verdade, não fosse o golo tardio de Rodríguez e ontem a equipa portista também teria dito adeus à próxima edição da prova milionária. Não que esteja fácil chegar ao segundo lugar, mas, pelo menos, a crença pode ser suportada pela matemática e pela motivação de uma vitória fora de casa com dois contornos importantes: é a primeira reviravolta da época no campeonato (a segunda da temporada, depois do APOEL no Dragão) e a primeira vitória forasteira conseguida no último mês e meio (a última tinha sido na Choupana). Quanto à Académica, palmas para o empenho e para a estratégia bem pensada de André Villas-Boas.

A teoria fazia prever e o início de jogo confirmou tudo: as equipas encaixaram-se quase na perfeição com o 4x3x3 adoptado pelos treinadores. Villas-Boas ficou sem Berger, castigado, e apostou em Luiz Nunes para fazer companhia a Orlando. Jesualdo optou por Raul Meireles para trinco, em detrimento de Tomás Costa, e colocou Belluschi ao lado de Rúben Micael mais à frente. Resultados? Da parte do FC Porto, foram constrangedores. A equipa jogou mal e manifestou, sobretudo, escassez de ideias no meio-campo (Meireles, Belluschi e Rúben abaixo do esperado), hipotecando a eficácia ofensiva. As poucas investidas surgiram dos pés de Rodríguez e Varela. A Académica jogou melhor, um pouco melhor. Notou-se uma grande atitude dos jogadores e uma apetência para explorar a velocidade de Éder e Sougou, que surgiu muitas vezes nas costas do guineense. O primeiro golo até surgiu com alguma naturalidade, mas fruto de um erro do árbitro. Bruno Alves não cometeu falta sobre Éder, mas Sougou não perdeu a oportunidade de bater Beto aos 32'. Adversário ao chão? Nada disso. O mesmo Bruno Alves encarregou-se de emendar o erro do árbitro quatro minutos depois. Rúben Micael marcou um livre e o capitão cabeceou para o fundo da baliza, beneficiando dos erros de Orlando e do guarda-redes Ricardo (saiu por lesão ainda antes do intervalo).

Após o intervalo, o jogo disputou-se, e muito, nos bancos. O futebol continuou sem qualquer tipo de beleza estética e Jesualdo atirou Mariano para o relvado, por troca com Rúben Micael, passando com isso para um esquema de 4x4x2. Varela ficou com Falcao na frente, Belluschi recuou para o lado de Meireles, e Mariano e Rodríguez fecharam o miolo. Depois da troca de pontas-de-lança (Éder por Vouho), Villas-Boas respondeu, tirando Cris, mais ofensivo, por Paulo Sérgio, mais musculado. Empate técnico, no resultado e no mau futebol, por vezes, aos repelões. Já sem Mariano, saiu por lesão, e com Tomás Costa em campo, Varela descobriu então Rodríguez, que fuzilou Nereu aos 87'. A primeira cambalhota na I Liga estava consumada e Falcao até poderia ter ampliado o resultado, em mais um erro do árbitro, que considerou falta de Rui Nereu sobre o colombiano na área. O ponta-de-lança falhou o terceiro penálti da época.

Académica 1-2 FC porto

Estádio Cidade de Coimbra

relvado razoável

5562 espectadores

Árbitro João Capela (AF Lisboa)

Assistentes Gabínio Evaristo e Francisco Freitas

ACADÉMICA

Treinador André Villas-Boas

12 Ricardo GR a 45+3' 4

19 Pedrinho LD a 4

15 Orlando DC a 5

4 Luiz Nunes DC a 6

22 Emídio Rafael LE a 4

66 Nuno Coelho MD a 6

33 Tiero MO a 5

17 Cris MO a 79' 6

18 Sougou AD a 6

21 Éder AV a 72' 6

25 João Ribeiro AE a 4

1 Rui Nereu GR d 45+3' 4

55 Hélder Cabral LE d

8 Paulo Sérgio MD d 79' 3

28 Jonathan Bru MD d

11 Lito AE d

27 Vouho AV d 72' 3

32 Bibishkov AV d

Golos

[1-0] 33' Sougou

amarelos 35' Sougou, 38'Tiero, 41' Cris, 90+4' Rui Nereu

vermelhos nada a assinalar

FC PORTO

Jesualdo Ferreira Treinador

24 Beto GR a 5

22 Miguel Lopes LD a 6

14 Rolando DC a 5

2 Bruno Alves DC a 6

15 Álvaro Pereira LE a 5

3 Raul Meireles MD a 5

7 Belluschi MO a 5

28 Rúben Micael MO a 69' 5

17 Varela AD a 6

10 Rodríguez AE a 7

9 Falcao AV a 5

33 Nuno GR d

23 Addy LE d

18 Nuno A. Coelho DC d

6 Guarín MD d

20 Tomás Costa MD d 83' 5

8 Valeri MO d

11 Mariano AD d 69'-83' -

Golos

[1-1] 36' Bruno Alves [1-2] 87' Rodríguez

amarelos 32'Bruno Alves

vermelhos nada a assinalar


Fonte: OJOGO, 14 De Março




Highlights

Freekicker | MySpace Video

Sem comentários:

Enviar um comentário