quarta-feira, 14 de abril de 2010

Rio Ave - FCP (10-04-10) resumo

Quase três meses depois, lá voltou Farías. Um golo do argentino, cinco minutos após ter entrado, manteve o FC Porto vivo na perseguição a um Braga que se mantém firme no segundo lugar. A luta dos dragões pelo que sobra do campeonato - um lugar na pré-eliminatória da Liga dos Campeões - está cada vez mais complicada, mas podia ter terminado definitivamente ontem se não fosse o golo do amuleto do costume. Farías voltou a marcar e a decidir um jogo que não foi fácil para os portistas. Longe disso.

Jesualdo Ferreira voltou a mexer na equipa, uma vez mais por obrigação, mas recusou-se a alterar a fórmula apresentada com sucesso nos últimos jogos; Tomás Costa surgiu no lugar do lesionado Guarín, enquanto Rúben Micael se manteve no lado esquerdo e, na maior parte do tempo, demasiado longe da bola. No Rio Ave, e depois de quatro derrotas consecutivas, Carlos Brito optou por alterar o sistema apresentado na goleada (0-5) de Alvalade (4x4x2) para regressar à normalidade (4x2x3x1), ainda que com várias mexidas na equipa, como que a anunciar uma revolução. E foi mesmo.

O Rio Ave esteve melhor do que o FC Porto durante grande parte do jogo. Começou por entrar melhor na partida, logo com uma bola no poste, e manteve-se seguro durante toda a primeira parte, muito por culpa de um bloqueio eficaz à zona central do FC Porto. Raul Meireles e Tomás Costa multiplicavam os disparates e os passes errados, enquanto Rúben Micael se ia perdendo pelo isolamento a que foi sujeito no lado esquerdo. Os portistas foram vivendo, neste período, da boa vontade dos laterais - não mais do que isso - e do improviso de Hulk, uma vez mais eleito como o principal animador da noite. O jogo foi-se arrastando no tempo, porque o Rio Ave começava a perder capacidade de penetração no último terço do terreno, enquanto os portistas nunca a chegaram a ter antes do intervalo - prova disso são os poucos remates, e quase todos eles efectuados de fora da área.

Na segunda parte, o Rio Ave voltou a entrar melhor e a desperdiçar a oportunidade de ganhar vantagem no marcador. Sidnei, sempre ele, foi um problema constante para a defesa do FC Porto - que o diga Miguel Lopes -, e só mesmo a eficácia de Helton evitou o pior para os portistas. Jesualdo Ferreira demorou a perceber que o problema estava na falta de discernimento do meio-campo e precisou de 60 minutos para corrigir a falta de criatividade da dupla Tomás Costa/Meireles.

Com uma substituição, tudo mudou. Farías regressou para dar número ao ataque - e não só, como já se percebeu -, Tomás Costa saiu e Rúben Micael passou para o meio. O FC Porto empurrou, finalmente, o Rio Ave para a sua área, uma hora depois de o jogo ter começado. Sentia-se que o golo dos tetracampeões nacionais podia aparecer a qualquer momento; e apareceu mesmo, pelo tal Farías que esteve para sair do clube, mas não saiu. Limitou-se, isso sim, a sair do banco para fazer aquilo que sabe: marcar golos. O golo, ainda que apontado aos 65', acabou com o jogo e manteve os portistas na perseguição ao Braga. Apesar de tudo, a Champions ficou mais difícil - falta menos um jogo (quatro) e mantêm-se os cinco pontos de diferença -, mas bem que podia ter terminado já ontem. Valeu Farías.

Rio Ave 0-1 FC Porto

Estádio do Rio Ave

relvado Bom

4000 espectadores

Árbitro Vasco Santos (AF Porto)

Assistentes Tomás Santos e Paulo Vieira

Treinador Carlos Brito

13 Carlos GR 5

18 Zé Gomes LD 5

2 Gaspar DC 5

5 Jeferson DC a 73' 4

25 Sílvio LE 5

14 André Vilas Boas MD 5

30 Wires MD a 70' 5

17 Adriano MO 4

77 Bruno Gama AD 5

19 Sidnei AE 6

21 Nélson Oliveira AV a 70' 4

-

74 Mora GR

23 Fábio Faria DC d 73' 3

4 Evandro MO

83 Tarantini MO

10 Vítor Gomes MO d 70' 4

15 Chidi AE

11 Bruno Fogaça AV d 70' 3

amarelos 41' André Vilas Boas, 51' Sílvio
vermelhos nada a assinalar

Jesualdo Ferreira Treinador

1 Helton GR 6

22 Miguel Lopes LD 3

14 Rolando DC 5

2 Bruno Alves DC 6

15 Álvaro Pereira LE 5

25 Fernando MD 6

20 Tomás Costa MO a 60' 3

3 Raul Meireles MO 4

12 Hulk AD 7

28 Rúben Micael AE a 68' 4

9 Falcao AV 4

-

24 Beto GR

13 Fucile LD

16 Maicon DC

8 Valeri MO

7 Belluschi MO d 68' 4

19 Farías AV d 60' 7

29 Orlando Sá AV

Golo

[0-1] 65' Farías

amarelos 24' Miguel Lopes, 52' Rúben Micael

vermelhos nada a assinalar




Fonte: OJOGO, 11 de Abril



View More Free Videos Online at Veoh.com

Sem comentários:

Enviar um comentário